Transtornos alimentares (TA) são condições psicológicas complexas que afetam negativamente os padrões de alimentação e a relação de uma pessoa com a comida, o peso corporal e a imagem corporal. Esses distúrbios podem ter sérias consequências físicas, emocionais e sociais e requerem tratamento adequado para a recuperação. Os transtornos alimentares (TA) são multideterminados e resultam da interação entre fatores biológicos, culturais e experiências pessoais.
As formas mais comuns de transtornos alimentares incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar e afetam tanto mulheres quanto homens. Transtornos alimentares podem se desenvolver durante qualquer fase da vida, mas geralmente aparecem durante a adolescência ou na idade adulta jovem.
Anorexia nervosa é manifesta pelo medo compulsivo de ganhar peso, então, a pessoa se recusa a comer. Basicamente, o enfermo distorce a sua própria imagem e se enxerga muito acima do peso. Mas na verdade, essas pessoas estão anoréxicas e doentes.
Bulimia nervosa Outro tipo conhecido é a bulimia nervosa. Nesse caso, o doente come de forma desordenada por uma compulsão alimentar. Logo após a ingestão, tem atitudes para compensar, tais como provocar vômitos, exercitar-se em excesso ou usar laxantes com frequência.
Transtorno de compulsão alimentar periódica Existe, também, o transtorno de compulsão alimentar periódica, que se qualifica pelo consumo desmoderado de alimentos. Diferentemente do que ocorre na bulimia, o paciente não tem comportamentos compensatórios. Por essa razão, tem um aumento de peso considerável e pode ficar obeso.
A TCC ocupa-se da identificação e correção das condições que favorecem o desenvolvimento e manutenção das alterações cognitivas e comportamentais que caracterizam os casos clínicos. A TCC tem como objetivo desenvolver estratégias para controle dos episódios de compulsão alimentar e modificar os hábitos alimentares, ajudando na adesão a exercícios físicos e redução gradual do peso, como também trabalhar a autoestima e a ansiedade.
